...

Como o CRM auxilia nas vendas e no relacionamento com o cliente

Abrir um negócio atualmente tem se tornado cada vez mais simples devido ao uso da tecnologia e da presença de empresas especializadas que auxiliam nesse processo.

O processo de vendas e relacionamento com o cliente são a base fundamental de um negócio, pois quando esses pilares estão bem estabelecidos e organizados, a empresa consegue crescer e gerar muito lucro. Para isso, é necessário que a empresa tenha um planejamento e defina estratégias corretas de vendas para alcançar suas metas e conquistar mais clientes.  

Os softwares de gerenciamento de clientes, chamados de CRM (do termo em inglês Customer Relationship Management) foram criados com o objetivo de simplificar processos e integrar inúmeras funções. Essa ferramenta tecnológica tem sido adotada por empresas de grande, médio e pequeno porte do mercado, pois independentemente do tamanho da empresa, seu uso traz grandes benefícios e acelera o crescimento das mesmas.

A relação entre o aumento das vendas e o uso da plataforma CRM já foi evidenciada em várias empresas, mas é necessário saber como escolher a ferramenta ideal pra seu tipo de negócio e explorar as funções que o software oferece. 

Em relação ao relacionamento com o cliente, o primeiro passo é estabelecer em quais canais esses clientes chegarão para contato com a sua empresa e a partir daí, montar o plano estratégico usando o software. São inúmeras possibilidades que você poderá fazer uso para atrair clientes, fidelizar, acompanhar no pós-compra, conhecer o perfil de clientes que compram na sua empresa e etc.  

Sendo assim, irei apresentar abaixo alguns pontos importante sobre a relação entre o uso do CRM e a melhoria nas vendas e no relacionamento com os clientes de uma empresa. Dessa forma, você poderá entender mais quais são os benefícios do uso dessa tecnologia e optar futuramente por utilizar na sua empresa, independente do porte. Vem comigo conhecer!

Integração de dados e automação

Uma das primeiras vantagens em como o CRM ajuda a aumentar as vendas é através da organização dos dados dos clientes e automação do atendimento. 

Usar papel ou o simples excel para organizar os dados dos clientes da sua empresa se tornou algo ultrapassado e possui propensão à erros nas informações registradas. O uso do CRM trouxe uma nova possibilidade de organização de dados e integração, que tornou esse processo mais simples e prático, disponibilizando as informações sobre um cliente através de um clique.

Os softwares CRM tem sido utilizados em várias áreas dos negócios como: 

  • Indústria do design de moda;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria da saúde e bem estar;

Por isso, esse tipo de software deve ser capaz de atender demandas de clientes de todos esses setores do mercado e comportar muitos dados úteis relacionados à cada necessidade. 

Imagine em uma clínica médica, onde é necessário ter dados dos clientes como o histórico médico, medicamentos utilizados, dias de consultas e etc. São informações que precisam estar disponíveis para o médico de forma rápida, para que não haja nenhum confundimento sobre o caso. Já as informações que uma loja de vestidos de noiva irá coletar sobre uma cliente serão totalmente diferentes, como as medidas e preferências. Uma plataforma CRM é capaz de fornecer um ambiente que pode organizar esses dois tipos de dados diferentes e gerar relatórios importantes a partir deles. 

Além dessa organização de dados, é necessário que uma empresa seja capaz de atender à uma grande demanda de clientes de forma satisfatória, principalmente as empresas que disponibilizam diversos canais para contato como Instagram, Facebook, WhatsApp, direto pelo site da empresa e etc. Esse contato pode ser facilitado através da automação dos processos, onde a empresa será capaz de concluir todo o processo de vendas de forma simplificada usando o CRM e seus robôs de vendas, sem que seja disponibilizado um funcionário para atender cada cliente que aparecer.

Rapidez no atendimento ao cliente

O setor de relacionamento com o cliente costuma ser desvalorizado em uma empresa, mas é um pilar importante no desempenho das vendas. A rapidez, resolução de problemas, atenção e gentileza com que um cliente é tratado podem ser fatores determinantes para ele se sentir confiante em realizar a compra e efetuar novas compras no futuro. Afinal, quem é bem atendido e tem seus problemas e dúvidas resolvidas com rapidez, sempre dá preferência para uma determinada empresa ao invés de escolher outra que possui um péssimo atendimento ao cliente. 

Os softwares CRM também podem ser utilizados para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente através da multifuncionalidade. Essa é uma das vantagens do CRM em negócios digitais. Essas plataformas permitem que a equipe de vendas consiga responder clientes de diversas redes sociais em um só lugar, integrando o processo todo, sem que os funcionários precisem acessar cada uma dessas redes para responder os clientes de cada uma. Isso levaria uma eternidade!

Conhecendo os clientes

Conhecer os seus clientes é fundamental para tornar o atendimento mais personalizado e dar bons resultados. Muitos clientes, antes de comprar um produto, desejam conhecer suas especificidades e funções, para compreender melhor o custo-benefício de adquiri-lo. Por isso, o CRM oferece funções de geração de relatórios sobre os clientes atendidos, para que seja possível compreender se são novos clientes, se já tiveram algum problema, se já são clientes frequentes e quais produtos tem interesse. 

Dessa forma, a equipe de vendas consegue individualizar mais o atendimento, inclusive de clientes novos, que precisam fornecer algumas informações ao contatar a empresa, como e-mail, telefone e outros dados. Quantos mais detalhes sobre o consumidor você tiver, melhor será o atendimento, pois quem não gosta de se sentir lembrado e ter uma atenção especial? Essa é mais uma das vantagens do uso do CRM nas vendas e relacionamento com o cliente

Conteúdo parceiro AMOCRM

Se você curtiu o rápido conteúdo, veja também: Navegando pelas eras digitais, dos primórdios da Web 1 à revolução da Web 3