...

Agência vs. Marketing interno: como escolher a equipe certa para minha empresa

Vamos esclarecer uma coisa logo de cara: contratar qualquer pessoa ou empresa parceira é uma tarefa complicada.

Isso se aplica a todos os setores e funções, incluindo o marketing. Portanto, se você está tentando construir a base de um programa de marketing de conteúdo e se perguntando se deve montar uma equipe interna de marketing ou terceirizar com uma agência, entenda que nenhuma das soluções provavelmente atenderá a TODOS os requisitos.

A verdade é que existem vantagens e desvantagens em ambas as opções. (Há até uma terceira opção, que é ter ambas!)

Você pode tomar uma decisão mais informada sobre sua equipe de marketing ao compreender as características que diferenciam a agência do marketing interno, que descrevemos a seguir. Então, aplique esse entendimento às suas próprias prioridades para o programa, e assim estará mais propenso a fazer a melhor escolha para você.

Agência vs. Marketing interno: entendendo como construir sua equipe

Antes de prosseguir, considere os desafios específicos que você enfrentará ao formar uma equipe. Pergunte-se o seguinte:

  1. Você possui um orçamento extremamente limitado?
  2. Está preocupado em ter capacidade suficiente para concluir as diversas tarefas associadas ao marketing de conteúdo?
  3. Seu setor é difícil de ser compreendido por pessoas de fora?
  4. Precisa mostrar resultados rapidamente?

Considerar as respostas a essas perguntas ajudará você a escolher um curso de ação que se adapte à sua situação específica; também ajudará a identificar o parceiro de agência certo ou o candidato ideal para a vaga quando chegar a hora de agir. 

Contratar uma agência geralmente é a maneira mais simples de obter toda a expertise necessária para lidar com o marketing de conteúdo com sucesso. Essa expertise inclui:

  • Estratégias de Marketing;
  • Produção de conteúdo;
  • SEO;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Design;
  • Redes sociais;
  • Mídia Patrocinada;
  • Gestão de Blog e Website;

Com uma agência, você obtém o benefício de contratar uma equipe de especialistas que usa seu conhecimento combinado para realizar o trabalho bem feito.

Muitas equipes de agências têm um longo histórico de trabalho conjunto e um bom histórico de obtenção de resultados. Resumindo, eles já fizeram isso antes e (se você escolher uma agência com a qual se sinta confortável) pode ter certeza de que o marketing da sua organização estará em boas mãos.

Certamente é possível contratar indivíduos com expertise em cada uma dessas áreas e construir uma equipe interna altamente capacitada. Você também pode ter funcionários que já sejam qualificados em uma ou mais dessas áreas.

No entanto, lembre-se de que esses indivíduos podem ficar sobrecarregados se tiverem outras prioridades de trabalho além do marketing de conteúdo. E se você precisar contratar, geralmente é um processo demorado. Isso significa que podem levar meses até que seu programa esteja totalmente operacional.

Conclusão: as agências são a solução mais simples e eficaz se você atualmente tem pouca ou nenhuma experiência interna. (E se não der certo, é muito mais fácil demitir uma agência do que um funcionário em tempo integral!)

De modo geral, contratar uma equipe interna de marketing provavelmente custará mais do que trabalhar com uma agência. Uma equipe interna exige salários, benefícios, integração e outras despesas gerais (além do tempo/mão de obra necessária para o recrutamento!).

Por outro lado, uma agência geralmente cobra uma taxa fixa por seus serviços, o que pode acabar sendo menos caro do que o custo de um funcionário. Muitas agências também permitem que você escolha entre vários pacotes de serviços, oferecendo menos serviços a um custo menor e podendo expandir a partir daí.

Os preços de cada agência são diferentes, é claro, e alguns podem estar fora do seu alcance. Mas a flexibilidade deles no que diz respeito a preços significa que você pode começar pequeno e expandir seu marketing de conteúdo à medida que começa a ver retornos. Da mesma forma, você também pode reduzir os gastos em momentos em que sua organização enfrente dificuldades financeiras.

Conclusão: a estrutura de taxa fixa de uma agência geralmente é menos cara do que contratar uma nova equipe. No entanto, se o seu orçamento for severamente limitado, avalie as habilidades e o pessoal que você já possui internamente para ver onde e como pode reunir o talento necessário. Saiba que esta provavelmente não é uma boa solução a longo prazo e, se você optar por esse caminho, considere nosso próximo ponto…

Se você decidir contratar para uma posição interna, vá em frente com os olhos bem abertos: o marketing exige muito tempo.

Nossa própria pesquisa mostrou que, para uma única postagem de blog, levamos em média quatro horas e 24 minutos para concluí-la, do início ao fim, incluindo:

23 minutos (9%) para conduzir uma entrevista de conteúdo; Duas horas e 55 minutos (66%) para escrever e pesquisar; Uma hora e seis minutos (25%) para editar.

Esta média de tempo não inclui nenhum planejamento que ocorra antes da fase de criação do artigo, incluindo desenvolvimento de persona e pesquisa de palavras-chave, ou a postagem dos blogs. Se você deseja postar oito blogs por mês (o que é ideal para ver resultados mais rapidamente), gastará pouco mais de 35 horas por mês blogando – o que representa mais de 422 horas em um ano.

Além disso, postagens de blog não são o único elemento do marketing; você também precisará produzir e-mails, ofertas e, às vezes, apresentações de slides, scripts, infográficos, newsletters, etc.

Portanto, se você está pensando em usar funcionários atuais para criar seus blogs – ou contratar com a intenção de dividir a carga de trabalho dos novos funcionários – saiba que o marketing de conteúdo pode representar uma parte substancial de suas tarefas diárias e sobrecarregar sua carga de trabalho se você não tomar cuidado.

O marketing de conteúdo também exige muito tempo e esforço de gerentes/diretores de marketing, que tendem a acumular várias funções. Para a maioria, é difícil encontrar tempo para desenvolver uma estratégia de longo prazo, planejar calendários de conteúdo, fazer pesquisas de palavras-chave, designar trabalho, aprovar conteúdo e monitorar seus resultados em um software como o HubSpot.

Uma agência pode manter todas essas bolas no ar enquanto você, o gerente interno, se concentra no panorama geral. Idealmente, eles terão capacidade para dedicar pelo menos 40-50 horas por mês à conta da sua empresa, garantindo que você tenha todo o tempo e experiência necessários para que tudo funcione bem.

Conclusão: Ambas as opções podem funcionar, desde que sua estratégia de contratação leve em consideração a carga de trabalho dos novos funcionários. Observe que, se você não puder contratar uma equipe completa, esta é uma área onde a terceira opção pode funcionar melhor: usar uma agência externa para complementar sua equipe interna. Uma agência pode ajudar a garantir que você tenha um fluxo constante de conteúdo para publicar (um fator importante no sucesso de qualquer programa) e uma estratégia sólida em vigor para o crescimento.

Se o seu setor é difícil de ser compreendido por pessoas externas...

…então você é como a maioria das empresas B2B!

Equipes de marketing internas têm uma ligeira vantagem aqui, pois já fazem parte integrante da empresa e estão familiarizadas (pelo menos no sentido geral) com o produto ou serviço que você oferece, assim como a marca. (Lembre-se, é claro, que a contratação de uma nova equipe interna de marketing de conteúdo exigirá que elas sejam atualizadas sobre essas coisas.) Esperançosamente, esse conhecimento as ajudará a produzir conteúdo valioso que responda às perguntas dos seus compradores ideais.

Tenha em mente que o conhecimento da empresa/produto é transferível, no entanto – o que significa que você não pode descartar as agências completamente com base nesse ponto. Mas antes de contratar uma agência, é importante entender como elas funcionam.

Algumas – como a Malva Marketing Digital – produzem conteúdo com base em entrevistas com especialistas no assunto (SMEs). Geralmente, esses especialistas são funcionários da empresa cliente que estão envolvidos no trabalho e familiarizados com o produto.

Nossa equipe também faz algumas pesquisas individuais para contextualização, mas a maior parte de cada artigo é baseada na expertise e no ponto de vista da própria empresa cliente. Enquanto a parceria durar, nossos estrategistas e redatores trabalham continuamente para aprender sobre os setores de nossos clientes e o que torna seus negócios únicos. Nesse caso, os artigos de nossa agência seriam comparáveis aos de uma equipe interna em termos de conhecimento do setor.

No entanto, algumas agências criam conteúdo baseado exclusivamente em pesquisa na internet. Nesse caso, a informação coletada tende a ser genérica e menos útil para os leitores – o que, em última instância, é uma opção inferior a uma equipe interna.

Conclusão: Uma equipe interna é comparável a uma agência que utiliza SMEs para produzir conteúdo; evite agências que se baseiam apenas em pesquisas na internet.

Se sua empresa precisa de resultados imediatos...

…você pode precisar reajustar suas expectativas! Em nossa experiência, leva cerca de um ano para a maioria das empresas verem resultados em grande escala. 

Dito isso, contratar uma agência provavelmente produzirá resultados mais rapidamente do que contratar uma equipe interna.

Isso simplesmente porque uma agência pode estar pronta e funcionando em sua conta em cerca de um mês, produzindo conteúdo e medindo resultados. Na Malva Marketing Digital, também realizamos chamadas mensais de relatórios para revisar seus KPIs e discutir estratégias, para que você sempre tenha informações para repassar sobre como as coisas estão indo.

Por outro lado, pode levar um tempo substancialmente maior para postar vagas, entrevistar candidatos, integrar e treinar novos funcionários. E se você precisar contratar uma equipe completa, todos esses dominós precisam cair no lugar de forma relativamente simultânea para que as coisas funcionem bem.

Conclusão: É provável que uma agência produza resultados antes do que a contratação de uma equipe interna, a menos que sua empresa seja capaz de contratar rapidamente.

Uma terceira opção no debate entre agência e equipe de marketing interna: complemente sua equipe de marketing existente com uma agência externa de marketing de conteúdo

O problema não precisa ser uma questão de escolher entre uma agência ou uma equipe interna de marketing – para algumas empresas, a melhor opção é utilizar um pouco de ambas!

Você pode já ter um redator incrível em sua equipe e um designer que pode ajudar em certos visuais. Talvez tudo o que você precise seja de experiência em SEO.

Ou então, você pode querer contratar um especialista em SEO que possa coordenar os esforços de conteúdo em diversas frentes, mas precise de ajuda adicional para produzir um fluxo constante de excelentes peças de conteúdo.

OU… como gerente de marketing, você pode estar com muita coisa para fazer e perceber que não tem tempo para coordenar um plano completo de marketing de conteúdo e mantê-lo atualizado. Nesse caso, você pode precisar de assistência com o planejamento do calendário de conteúdo, gerenciamento de projetos e relatórios.

As agências de conteúdo, incluindo a Malva Marketing Digital, geralmente oferecem uma variedade de pacotes para que você possa projetar e pagar apenas pelos serviços de que precisa. Pense em seus maiores desafios no que diz respeito ao marketing e em quais áreas sua equipe possui lacunas de habilidades ou capacidade. Às vezes, a melhor (e mais rápida!) solução é que duas equipes trabalhem juntas para produzir um ótimo conteúdo.

Se você precisar de ajuda com qualquer aspecto do marketing digital – ou quiser saber mais sobre o serviço exclusivo e abrangente da Malva Marketing Digital – encorajamos você a entrar em contato!

Se você curtiu o rápido conteúdo, veja também: Descubra tudo sobre o poder da Publicidade Nativa

Conteúdo referência Nectafy