O que é copywriting e como gerar mais leads com copywriting no seu site

O que é copywriting ?

Copywriting é o tipo de escrita focada em atração e engajamento. No marketing digital e marketing geral, o copywriting é trabalhado como ferramenta para potencializar materiais de comunicação da empresa, produto ou serviço como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books, entre outros.

Com a aplicação de textos convincentes e atrativos, o público-alvo é estimulado para uma tomada de decisão. Mais do que criar textos persuasivos, o copywriting foca em criar uma comunicação exclusiva para a persona, de acordo com a fase em que ela se encontra na jornada de compras.

Leia também como deixar o Site da sua empresa de acordo com a nova LGPD: LGPG Lei Geral de Proteção de Dados

Como fazer um ótimo copywriting?

Seja criativo

Para garantir textos eficientes que prendem a atenção e tornam-se interessantes, estimule a criatividade. Conteúdos autênticos se destacam, não só para quem está consumindo, mas também para os mecanismos de busca, robôs, que penalizam conteúdos que são copiados.

Autoridade

Quando o leitor confia no que está lendo e reconhece sua empresa como referência no segmento, as probabilidades de conquistar atenção e levar para uma próxima ação aumentam.

Para criar autoridade, publique conteúdos com base em pesquisas, valide a veracidade das informações, produza conteúdos autênticos, informativos e acima de tudo, com qualidade.

Objetividade

Conteúdos maiores como blog posts e e-book são muito bem aceitos e fazem parte de uma estratégia maior de atração, Inbound Marketing. 

Ao produzir um conteúdo, você precisa ter em mente que o usuário está procurando por uma informação qualificada. Ela pode ser extensa, se o assunto necessitar. Foque no que é relevante sobre o tema proposto e não crie conteúdos longos apenas para parecer que existe mais informação.

Texto longo e pouco objetivo, não prenderá por mais tempo. O que acontecerá é que o usuário irá buscar outra fonte que apresente de forma mais clara e rápida sua necessidade.

Seja atrativo

Existem algumas técnicas de atração que são aplicadas em copywriting. Uma delas é o uso de gatilhos mentais. Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que levam o nosso cérebro a realizar alguma ação e aceleram o processo de decisão para economizar tempo e energia. 

Saiba tudo sobre Automação de Marketing aqui

Principais Gatilhos Mentais

  • Aprovação social: vivem em sociedade e nossas decisões e ações são influenciados por esta sociedade que nos cerca. Assim, quanto mais pessoas da sociedade aprovarem ou optarem por algo, maiores são as chances que que outras acabem tomando a mesma decisão. 
  • Autoridade: o gatilho mental da autoridade está relacionado com o fato de que o ser humano tende a enxergar outros com níveis de superioridade, o que desencadeia um fator de obediência e respeito pela autoridade;
  • Afeição ou Afinidade: as pessoas tendem a se relacionar e se conectar com pessoas semelhantes a elas, seja fisicamente, culturalmente ou psicologicamente;
  • Conexão: pessoas se relacionam com pessoas, não com marcas. Por isso, aproximar o leitor do autor dos conteúdos pode funcionar como estratégia de conexão com o texto;
  • Compromisso e coerência: este gatilho está ligado à pressão que o ser humano sente ao assumir um compromisso;
  • Especificidade: como as pessoas buscam por conteúdos rápidos e objetivos, ser específico dentro do tema trabalhado pode trazer bons resultados;
  • Exclusividade: o ser humano gosta de se sentir especial. Por isso, oferecer conteúdos exclusivos gera interesse;
  • Escassez: nosso cérebro reage quando tem a percepção de que estamos prestes a perder algo caso uma atitude não seja tomada. Esse é um dos gatilhos mais utilizados pelo marketing digital;
  • Reciprocidade: o gatilho mental de reciprocidade está relacionado ao fato de que uma pessoa tende a responder uma ação positiva com outra ação positiva;
  • Transformação: os textos de copywriting precisam entregar ao leitor utilidade, algo que ele ainda não sabia antes de ler o texto. O gatilho de transformação pode ser explorado, principalmente em título; 
  • Urgência: assim como o gatilho de escassez, o gatilho de urgência é um dos mais explorados pelo marketing digital. Isso ocorre porque o ser humano tem a tendência de postergar as ações e decisões, até que elas se tornem urgentes.

Revise, revise, revise seu copywriting

A revisão é parte fundamental em qualquer tipo de redação. E no copywriting isso não é diferente.

O conteúdo produzido precisa ser revisado evitando erro gramatical ou de digitação. Erros podem fazer com que a credibilidade do seu texto seja reduzida, além de prejudicar os objetivos do conteúdo. 

Quando falamos em copywriting falamos, em grande maioria, de conteúdos digitais. É preciso manter em mente que os conteúdos devem estar aplicados em diferentes materiais, e com diferentes propósitos.  Fornecer conteúdos muito extensos nem sempre entregará para o público-alvo o que ele está procurando. 

O consumidor está habituado com materiais de marketing todos os dias. Sabe como as marcas utilizam os gatilhos mentais como estratégia. Exagerar nos gatilhos mentais pode causar uma impressão ruim no leitor e ter um efeito que nenhuma empresa quer: afastar um potencial lead.

Por outro lado, se o conteúdo do seu material for simples demais, sem pontos relevantes para um bom texto como coerência e construções linguísticas interessantes, ele não irá cumprir a função e prender a atenção do seu público-alvo. 

Gerando leads com copywriting

Um excelente copywriting em seus materiais de comunicação com certeza irá possibilitar a otimização das suas taxas de conversão. 

Para alcançar resultados, invista na contratação de agências de marketing digital capacitadas, com profissionais qualificados, ou incentive o treinamento da sua equipe de marketing com as dicas do nosso post blog.

Importante: um bom copywriting gera conexão e identificação, deve entender e abordar as dores que seu público-alvo está passando e oferecer a solução, e claro, precisa criar uma oferta interessante para a persona.

Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário e leia também: 5 motivos para você investir em Marketing Digital imediatamente

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *