Como gerar leads qualificados em 2021

Por que é tão importante gerar leads qualificados?

Transformar seus contatos,, leads, em leads qualificados significa concentrar os esforços do seu time de vendas em oportunidades mais assertivas para se tornarem um cliente da sua empresa.

Com a qualificação de leads, além de focar em quem está pronto para receber um contato de vendas, sua empresa não desgasta os contatos que podem vir a ter interesse no futuro, e que se afastariam caso se sentissem incomodados com um contato comercial no momento errado. 

Qualificar os seus leads significa abordá-los no melhor momento para fechar uma compra ou contratação.

O que é um lead?

Chamamos de lead todo consumidor em potencial que disponibilizou um contato ou uma informação pessoal para  sua empresa. 

Toda vez que um visitante do seu site, páginas, blog ou outros canais de comunicação preenche um formulário, um box de contato, aciona sua equipe de atendimento para tirar alguma dúvida e, além disso, fornece algum dado pessoal como nome, e-mail, telefone ou outros, ele deixa de ser um visitante e passa a ser um lead.

O que é lead qualificado?

Nem todas essas conversões de visitantes em leads representam pessoas com interesse real em fechar uma compra ou contratação.

Algumas pessoas podem não estar procurando a solução que você oferece. Outras podem estar apenas curiosos e ainda vão pesquisar muito antes de decidir. Outras podem ainda ter interesse, mas não ter o poder aquisitivo para fechar negócio. 

Muitas vezes um lead não vai evoluir através do funil de vendas. E outras tantas vezes o lead ainda não está pronto para a compra e precisa passar pelo processo que chamamos, em Inbound Marketing, de nutrição e qualificação.

O lead qualificado é o lead que já passou por esse processo e está mais próximo do momento de compra.  

Leia aqui como deixar o Site da sua empresa de acordo com a nova LGPD: LGPG Lei Geral de Proteção de Dados

Transforme clientes em promotores da sua empresa

A entrega de um ótimo serviço ou produto garante uma fase importante do pós-venda: o encantamento e a fidelização de clientes.

Se seus clientes estão mais do que satisfeitos, a chance de que eles indiquem a sua empresa para alguém com uma necessidade similar a dele é muito maior.

Todos conhecemos bem o poder de uma indicação direta de alguém de confiança. 

Quer gerar leads qualificados? Manter um bom relacionamento e entregas excelentes para os seus clientes atuais é um ótimo começo.

Ofereça conteúdos gratuitos para download

A base do Inbound Marketing para geração de leads é o Marketing de Conteúdo.

Essa é uma forma de aumentar os números de visitantes, aproximar o cliente em potencial da sua marca sem a concretização da compra e oferecer ao seu público informações que são as que ele procura.

Primeiro, você atrai os visitantes com conteúdos relevantes e depois oferece conteúdos mais aprofundados ou exclusivos. 

Você pode gerar leads com a oferta de materiais em Landing Pages, com formulários de cadastro nas páginas do blog para receber conteúdos similares por e-mail, ou formulários no site para que o visitante possa falar com um consultor ou solicitar uma demonstração, por exemplo.

Mantenha o relacionamento

Como comentado no início do post, um visitante pode se tornar um lead ao preencher um formulário ou entrar em contato com a sua empresa através de uma caixa de mensagem. 

Então, explore os ganchos de contato, inclua esse tipo de espaço em todos os seus canais de comunicação, estimule que o visitante tire dúvidas pelos canais de atendimento e mantenha o diálogo aberto, sempre.

Gerar leads qualificados é uma tarefa difícil, que precisa de integração entre as equipes de marketing e vendas e, de muito planejamento e mão na massa.

Mas garantimos que gerar leads interessados traz resultados muito mais expressivos para a sua empresa do que a compra de mailings ou a geração de leads em massa.

Combine diferentes ferramentas e funcionalidades para geração de leads e acompanhe os resultados da sua empresa crescerem.

Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário e leia também: 5 motivos para você investir em Marketing Digital imediatamente

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *