Automação de Marketing

Automação de marketing é hoje a menina dos olhos nos mercados mais maduros de Marketing Digital.

As empresas que lá atrás entenderam a importância da rede e investiram construindo sua presença digital e produzindo muito conteúdo acabaram criando e tendo que lidar com um problema bom: encontrar formas de gerenciar e extrair o máximo potencial de um número tão alto de Leads.

Não faz sentido escalar o número de vendedores na mesma proporção em que o número de Leads cresce, já que os Leads normalmente variam muito em estágios de compra e potencial (fit) para adquirir o seu produto ou serviço.

É preciso uma inteligência maior para conseguir, de forma efetiva e em larga escala, fazer os Leads avançarem no processo sem a necessidade de um vendedor estar em contato apoiando cada passo.

Os modelos mais simples de relacionamento (email marketing tradicional ou mesmo as mídias sociais) não foram suficientes para dar conta do recado e a automação de marketing surgiu como saída viável e muito eficiente de resolver o problema.

É por isso que hoje o tema é cada vez mais presente nos principais blogs e eventos da área e se tornou obsessão do departamento de marketing de diversas empresas.

Mas o que é de fato a Automação de Marketing?

Há muita falácia e muitos mitos a respeito da automação de marketing, por isso é importante esclarecer antes do que estamos falando.

Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como por exemplo, seguir de volta no twitter ou agendar postagens em mídias sociais) já sejam a automação de marketing em sua forma plena.

Por nossa experiência acreditamos que automação de marketing significa muito mais.

Esse achismo é pequeno e simplório.

Automação de Marketing é entender, agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais digitais.

É também entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra.

Proporcionar de fato ao Lead todas as informações que precisa e são atrativas sobre a empresa, negócio, serviço ou produto.

Leia mais sobre como nutrir os Leads da sua empresa aqui

3 grandes motivos para investir em Automação de Marketing

1 – Aumentar vendas e receita

Aumentar vendas e receita deve estar nos objetivos de praticamente qualquer empresa.

E se essa empresa já tem uma base relevante de Leads, a automação de marketing é um caminho certo para chegar lá. Isso acontece de algumas maneiras, que listamos a seguir:

Automação permite nutrir Leads não prontos

É comum nos depararmos com a situação de o cliente não estar no momento ideal de compra.

Ele pode ter esgotado ou engessado o orçamento do ano, pode estar com outras prioridades, pode ter acabado de comprar uma solução semelhante, ou ainda não ter nem percebido que tem um problema e precisa resolvê-lo.

A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

Leads mais preparados geram tickets maiores. (ponto final)

Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes

Com as campanhas de automação é possível segmentar os Leads por muitos critérios – cargo, empresa, segmento, momento de compra, etc – e com isso levar o Lead a caminhos mais efetivos para combater melhor suas dúvidas e objeções e que ao mesmo tempo sejam mais atrativos.

2. Diminuir custo de aquisição

Além do aumento nas vendas e receitas, a eficiência e praticidade da automação de marketing permitem também uma diminuição considerável no custo por aquisição de uma empresa.

Explicamos alguns motivos para tal:

Menos trabalho recorrente para o Marketing

Uma parte grande da preparação do Lead que marketing deveria fazer para vendas é feita de forma automática.

Claro que há um esforço grande na criação dos “caminhos” que os diferentes Leads devem seguir, mas quando ajustados esses caminhos, não é preciso ficar o tempo todo começando do zero e criando muitas coisas novas.

Mais produtividade para os vendedores

Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos, de formas diferentes.

3. Melhorar retenção, upgrades, indicações

O trabalho de pós-venda também é uma preocupação grande para quem vende produtos ou serviços, e a automação de marketing é muito efetiva para melhorar o trabalho nessa etapa.

Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Caminhos de upgrade, programa de indicação, e outros, podem ser automatizados.

A Malva, por exemplo, como usuária do Linkedin, já recebeu algumas vezes ofertas muito atrativas para produtos que tenham relação com seu perfil, e em alguns momentos acabamos comprando.

Você também deve ter sido “vítima” de alguns serviços mais populares que usam bem o relacionamento pós-venda para conseguir vender mais, gerar indicações, avaliar positivamente um produto/serviço, entre outros.

Essa possibilidade está à disposição da sua empresa também.

Automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais digitais.

Muito importante:

Seja transparente.

Em alguns casos, a melhor estratégia é a transparência, deixando claro para o Lead o porquê de ele estar recebendo aquele e-mail, com que frequência será o contato e quando ele receberá o próximo e-mail.

Crie fluxos de automação para as suas principais objeções de Criar fluxos para Leads desqualificados, ou que tiveram objeções que impediram a compra.

Com eles você pode fazer uma nutrição específica para conseguir determinada informação, mostrar urgência de compra, atualizar sobre melhorias de produto e muito mais.

Atualize periodicamente o conteúdo de fluxos antigos.

Assim como acontece com os posts, com o passar do tempo seus e-mails podem estar afirmando coisas que já não são mais verdade ou que precisam de adições.

Atualize com periodicidade os e-mails dos fluxos e tenha certeza do que você está falando, que está atualizado e de acordo com as políticas atuais de privacidade e dados.

Leia mais sobre as novas leis de segurança de dados e privacidade aqui

Se quiser entender melhor sobre Cookies e monitoramento de marketing digital, leia aqui

Curtiu o Conteúdo?

Sua opinião é muito importante.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *