Se você já pensou em fidelizar clientes, certamente pensou em marketing de relacionamento. Esse é o objetivo deste tipo de estratégia, estreitar laços entre marca e consumidor, oferecer satisfação na experiência e estimular a continuidade da compra.
O marketing de relacionamento é colocado em prática com um conjunto de ações para manter um relacionamento saudável e positivo depois que o seu lead efetiva uma compra ou contratação, e se torna cliente.
Por que o Marketing de Relacionamento é importante?
Com um bom trabalho de marketing de relacionamento, cria-se uma relação pós-venda importante para a estratégia da marca: os clientes têm mais chances de voltar a fazer uma compra e ainda se tornam fãs multiplicadores da sua empresa, indicando-a para familiares e amigos.
Para implementar esse tipo de estratégia é preciso ter em mente que o foco do marketing de relacionamento está no consumidor.
Saiba tudo sobre Automação de Marketing aqui
Maior LTV
O Lifetime Value é a métrica que acompanha o “valor de tempo de vida” do seu cliente. O LTV representa o retorno que o cliente proporciona para sua empresa ao longo do tempo. Então, quanto mais tempo você mantém um consumidor comprando da sua empresa, melhor.
Com uma estratégia que se preocupa em fidelizar o seu cliente, você aumenta também o valor da “vida útil” desse consumidor na sua empresa, aumentando o LTV e resultando em melhores resultados de retorno sobre o investimento em marketing, ROI.
Leia aqui como deixar o Site da sua empresa de acordo com a nova LGPD: LGPG Lei Geral de Proteção de Dados
Economia em Marketing
Os esforços e recursos investidos em uma continuidade de contratação ou compra de um cliente que já é seu consumidor, e que está satisfeito com a sua empresa são muito menores do que para conquistar a confiança de um consumidor que nunca ouviu falar da sua empresa. Investir em marketing de relacionamento também significa reduzir investimentos em campanhas focadas em grande alcance e atração de novos clientes.
Comunicação mais eficiente
Também é resultado das ações de marketing focado em relacionamento maior alinhamento da comunicação com o seu cliente. Entendendo as necessidades pós-compra e mantendo um canal aberto, você tem mais chances de criar um relacionamento forte e eficiente.
Principais erros no marketing de relacionamento
Cuidado com algumas ações que não devem ser realizadas. Se você quer criar uma relação forte e de longo prazo com o seu cliente, preste atenção nestes pontos:
- Não saber a necessidade do cliente: se você não conhece seu cliente e as dores e vontades que ele tem, não vai conseguir criar um relacionamento e se comunicar com ele. Simples assim. Conheça seu público para mostrar como as soluções da sua empresa são exatamente o que ele precisa!
- Focar apenas no interesse da empresa: mais uma vez reforçamos que o foco do marketing de relacionamento deve estar no consumidor e não na empresa. O cliente precisa se sentir especial e precisa ter uma sensação de exclusividade e personalização;
- Não resolver o problema do cliente: não há nada mais frustrante como consumidor do que entrar em contato com uma empresa e não ter o seu problema resolvido ou, pior do que isso, não ter resposta ou ter um mau atendimento. Esse é um dos principais motivos que levam um cliente a não realizar uma nova compra com a empresa.
Se você pretende fidelizar clientes e transformá-los em fortes divulgadores da sua marca, investir no marketing de relacionamento é uma estratégia que indicamos.
O relacionamento criado com o consumidor potencializa ainda mais as marcas em mercados competitivos e a experiência de compra focada do usuário irá manter um relacionamento sólido, saudável e positivo com seus clientes.
Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar seu feedback nos comentários, até o próximo post.
Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário e leia também: 5 motivos para você investir em Marketing Digital imediatamente