5 hacks essenciais

O growth hacking é um processo: ao longo do tempo, você vai identificando as melhores mudanças e acréscimos para melhorar o alcance e impulsionar o crescimento do seu negócio.

No entanto, quando nos voltamos para o universo do inbound e content marketing, existem alguns hacks já testados e bastante difundidos entre os principais estrategistas do mundo.

Tratam-se de pequenas alterações na forma que você produz, estrutura e apresenta seu conteúdo e podem ter um efeito incrivelmente positivo na recepção do seu marketing, independentemente de a sua empresa ser pequena, média ou multinacional.

Conheça os 5 melhores growth hacks para o inbound marketer.

Escreva títulos que convertam para seus blogs

Um dos hacks mais fundamentais para a sua estratégia de conteúdo é a boa escrita de títulos de artigos e outros materiais oferecidos pelo seu site.

Um bom título é importante porque ele será incisivo para a decisão de leitura ou a rejeição do usuário, além de ser também levado em conta pelos algoritmos do Google e outras ferramentas de pesquisa.

Portanto, primeiramente, selecione quais são as palavras-chave mais importantes do artigo e qual ou quais são aquelas que precisam estar no título. Ao fazer isto, comece a formular algum que traduza bem para a audiência o que o texto tem a oferecer.

Remova as palavras desnecessárias, como artigos ou termos compostos que podem ser substituídos. Tudo para que seu título mantenha a ideia com o menor número de caracteres possível.

Use da criatividade e bom humor e tente transformar esse título em algo que potencialmente despertaria a curiosidade do leitor. Um ótimo método é perguntar às mentes mais inventivas do seu time de estrategistas quais opções de título eles preferem ou sugerem.

O uso das palavras nas campanhas de e-mail deve ser ainda mais cuidadoso: qualquer palavra negativa que você usar pode causar a rejeição do usuário ou acionar o filtro de SPAM. Portanto, tente ser mais pessoal com a mensagem e o assunto do e-mail. Uma pesquisa da Hubspot, por exemplo, demonstrou que a taxa de conversão é muito maior para e-mails que usavam o nome do destinatário como primeiras palavras do assunto — e isto é uma funcionalidade bastante comum de ferramentas de e-mail marketing.

Interlink posts e use CTAs no final de Artigos

Um hack muito importante para o seu inbound é o da linkagem entre páginas do seu site e CTAs ao fim de artigos. Esse tipo de movimento causa o fluxo de leitura dentro do seu blog: um usuário que leu sobre assunto X vai se sentir motivado a clicar em um link dentro do post, que o redireciona para outro artigo sobre algum assunto relacionado.

Da mesma forma, você dá movimento ao seu funil de vendas e, ao final de cada post, redireciona o usuário recém-chegado para se educar ainda mais sobre determinada temática. Você também pode oferecer a ele o download gratuito de um e-book, acesso ao um webinar ou tutorial, etc.

Essas práticas também são boas para melhorar o ranking da sua empresa no

Google: a interlinkagem é também um hack para o seu SEM — Search Engine Marketing, ou seja, marketing de ferramentas de pesquisa. Isso porque o GoogleBot, algoritmo do Google que lê a web, dá mais visibilidade a páginas com um bom fluxo de links internos.

Automação

Um simples hack para nutrir boas leads que se cadastram na sua lista de endereços de e-mail é a automatização de primeiras mensagens. Enviar um conteúdo exclusivo e relevante momentos após o cadastro de uma lead é uma forma de surpreendêla de uma maneira positiva, de mostrar que sua empresa dedica atenção e cuidado a ela.

Conteúdos trigger — e-mails personalizados baseados nas ações realizadas pelo seu prospect dentro do seu site — também atingem ótimas taxas de conversão e são ótimas pedidas. Essas práticas podem ser automatizadas a partir de diversas ferramentas de CRM e e-mail marketing. Basta você verificar se a que seu time utiliza oferece tal opção.

Reposte em Canais Sociais e mude a imagem do Post

Ter crescimento orgânico nas redes sociais está cada vez mais difícil, certo?

É claro que sua estratégia em mídias precisa contemplar anúncios e posts patrocinados — hoje em dia, eles são uma necessidade de qualquer empresa, seja qual for seu tamanho. No entanto, existem alguns hacks que podem ajudar publicações comuns, que não são pagas, a crescer e ter um melhor desempenho.

O primeiro de tudo é repostar: para conseguir maior tráfego no seu blog, é preciso repetir artigos em diferentes horários de pico — afinal, diferentes seguidores da sua página estão online em diferentes horários.

E para que os artigos não sejam exatamente iguais — e isto serve também para anúncios feitos no Facebook — você pode transformar o post mudando a sua imagem.

Esta prática aumenta as chances de que seu conteúdo seja melhor distribuído e acessado, e também te dá o conhecimento para descobrir que horários e que tipo de imagem tem o maior impacto sobre seus seguidores.

Faça Teste A/B. Aprimore seu Site, suas Páginas e Campanhas

Que mudanças no seu site podem gerar um aumento do tráfego? Ou em que estrutura, com quais palavras e em que apresentação sua campanha consegue atingir uma maior conversão?

Todas essas perguntas podem ser respondidas por meio de um dos hacks mais importantes para qualquer inbound marketer: o do teste A/B.

Trata-se de uma ferramenta muito comum e que está à mão dos principais programadores de sites e das ferramentas de disparo de e-mail.

A lógica é simples: você irá dividir o público total — seja do seu site ou que recebe as suas campanhas — em dois grupos ou mais. Cada um destes grupos irá visualizar um mesmo conteúdo — uma página do seu site ou a mensagem de e-mail — com diferentes variações.

Ou seja, o teste A/B é uma forma de experimentar, em dois grupos semelhantes, que alterações no seu conteúdo podem ter um impacto positivo. Afinal, é disso que se trata o growth hacking: mudanças pequenas e médias, que não são dispendiosas para sua empresa, e podem trazer um grande progresso no crescimento e alcance da sua marca.

Gostou do Conteúdo? Deixe sua opinião e leia também: Growth Hack na prática

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *