Opt-out: para que eu quero descer

Provavelmente, você já recebeu algum e-mail que não sabe de onde veio. Você tenta descobrir do que se trata, mas mesmo assim, não sabe a origem. É melhor cancelar o recebimento daquele conteúdo.

Desce tela, sobe tela, nada de achar o link : descadastre-se aqui.

A solução que você encontra para não receber os e-mails indesejados é sinalizar como “spam”. O disparador da mensagem desconhecida vai penalizar quem a enviou, dificultando a entrega do material.

Essa é uma situação que a maioria dos usuários já passou. Ela pode ocorrer até quando a pessoa autoriza o envio.

Mesmo que alguém demonstre interesse em receber seus conteúdos, pode mudar de ideia e, simplesmente, cancelar os disparos. Se o usuário não localizar o botãozinho para fazer o cancelamento, vai direcionar o material para o spam.

Opt-out é a prática de permitir o fácil descadastramento, cancelamento do mailing da empresa.

Ou seja: não quero mais receber e-mail.

Cuidados com Opt-out

Coloque-se no lugar do usuário. É a dica de ouro para fazer um opt-in de qualidade. É claro que você precisa ponderar as particularidades do seu público-alvo. Heavy users de internet, por exemplo, podem ter mais facilidade para entender o mecanismo de coleta dos dados.

Por outro lado, usuários que têm pouco hábito com as ferramentas digitais podem encontrar dificuldades com várias solicitações em uma única página. Outra dica interessante para um opt-in de qualidade é sempre revisitar a lista, fazer uma análise e manter um mailing de qualidade.

Avalie quem está interagindo com seu conteúdo. Quem não estiver, por que não está? Faça uma pesquisa com seu mailing periódica. Verifique também a taxa de entrega e abertura dos e-mails. Antes de qualquer medida, sempre tente uma reaproximação.

Se você quiser entender mais sobre Opt-in recomendamos esse link pra você: Opt-in: o que é e cuidados necessários

Se você gostou, deixe seu comentário e curta também: LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *