...

Pinterest para o seu negócio

Se você não está considerando o Pinterest em suas estratégias de marketing digital este conteúdo vai abrir horizontes.

O Pinterest é uma rede social visual com um universo de ideias e referências para qualquer coisa. Mas para as marcas o Pinterest vai muito além, e sim, o Pinterest pode ajudar a aumentar o engajamento e as conversões do seu negócio.

O que é o Pinterest?

Pinterest é uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias. Ao navegar na internet ou pelas publicações da rede – chamadas de pins -, os usuários podem encontrar inspirações e criar pastas (públicas ou privadas) que reúnem diversas referências sobre assuntos do seu interesse.

Inspirar a vida das pessoas: esse é o objetivo do Pinterest. Já são mais de 300 milhões de usuários na rede.

O Pinterest também é uma plataforma de oportunidades.

Como toda rede social, o Pinterest foi criado essencialmente para pessoas e é claro que também entrou na mira do marketing. Ao perceber o movimento, a rede social também desenvolveu novas funcionalidades para negócios, como a conta business e as ferramentas de mensuração.

Não é alcance que as marcas buscam no Pinterest. O foco é entrar nos planos das pessoas no momento em que elas buscam referências para realizar seus projetos de vida.

Ao publicar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento e mandar mais visitantes para o site ou landing page.

Algumas estatísticas sobre os usuários:

  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma. 

Outra pesquisa nos EUA traz dados interessantes: 1 em cada 2 milennials usam o Pinterest, o que demonstra o poder da rede com as novas gerações.

As mulheres são maioria (cerca de 70%), mas o público masculino também está por lá: 40% dos novos usuários são homens, e 1 em cada 3 pais norte-americanos usam o Pinterest.

Mas como fazer Marketing no Pinterest?

Como qualquer estratégia de marketing, a atuação da marca no Pinterest deve começar com planejamento.

Quais são os seus objetivos nessa rede social? Alcance, engajamento, tráfego, conversões?

Como você vai mensurar os resultados? Com quem a marca vai se comunicar? Quais temas serão abordados?

Frequência que os pins serão produzidos, publicados e avaliados? 

Respondendo essas perguntas a marca começa a ficar mais preparada para ingressar no Pinterest. Como em todas as estratégias sociais é sempre importante ter a Persona estabelecida, identificando os interesses, as dores e os comportamentos do seu público.

Leia mais sobre criação de Persona aqui.

Independente do perfil da Persona entenda que o Pinterest é uma rede social criativa, com bastante apelo visual, é uma plataforma dinâmica e cheia de estímulos. Fazer marketing no Pinterest exige continuidade.

Não adianta publicar vários pins de uma vez só e voltar lá meses depois. A banda não toca dessa forma.

A melhor maneira de cativar seu público  é manter a consistência das publicações e das interações com os usuários.

Sempre que você publica um novo pin seus seguidores ficam sabendo, o Pinterest exibe as publicações em ordem cronológica na parte Seguindo da sua página.

Qual é a frequência ideal?

O Pinterest indica que você publique pelo menos uma vez por semana, mas isso pode variar bastante. Sempre teste a melhor periodicidade para a sua marca.

 

"Posso aplicar estratégias de SEO na rede?"

Deve.

A intenção é fazer com que os seus pins fiquem melhor posicionados nas buscas, sejam encontrados por mais pessoas e gerem mais interações e visitas para as suas páginas.

Quando alguém acessa seu próprio feed ou faz uma pesquisa, o Pinterest adota alguns critérios para ordenar os pins, de acordo com a relevância para o usuário.

Pode considerar, por exemplo, a popularidade do perfil, as palavras-chave da publicação ou o engajamento que ela já gerou.

Algumas dicas para otimizar as suas publicações no Pinterest.

  • Preencha todas as informações dos pins

Assim como o Google, o Pinterest não consegue ler imagens. O algoritmo da rede lê as informações do contexto, especialmente o título, a descrição, as hashtags e a URL de destino dos pins.

Oportunidade para preencher as informações com as palavras-chave que identificam o seu negócio e os seus produtos.

  • Pastas com palavras-chave nos títulos

As palavras-chave também podem aparecer no título e na descrição das pastas já que elas também são exibidas nas buscas dos usuários.

Ao organizar suas pastas por palavras-chave, você não apenas aponta os seus assuntos principais para o mecanismo de busca, mas também para os usuários que encontram mais facilmente o que desejam.

  • Apelo visual é mandatório

Um dos critérios de rankeamento da busca do Pinterest é a popularidade de um pin e a principal maneira de tornar seus pins populares é a criatividade e o design.

Em todos os pins existe um ícone no canto inferior direito que permite pesquisar “resultados visualmente similares”. Quanto melhor a qualidade das suas imagens mais chances elas têm de aparecer nessa busca.

  • Prepare o seu site

No Pinterest, os próprios usuários podem trazer conteúdos da marca para dentro da rede. Isso acontece quando eles salvam imagens do site da empresa nas suas próprias pastas.

Portanto, fazer marketing no Pinterest também significa preparar as imagens do site para que elas sejam salvas pelos usuários de maneira otimizada.

Resumão: Defina as Personas, alimente sua estratégia de Conteúdo caprichando nos seus Pins e potencialize com SEO. Com os aprendizados, refine os Pins e conecte-se cada vez melhor com seu público.

Curtiu o Conteúdo? Deixa um comentário para a gente e curta também: Growth Hacking: O que ele tem a ver com meu marketing