Leads MQL e SQL. Como classificar seus leads em 2021

O que são Leads MQL

MQL é a sigla para Marketing Qualified Leadou seja, lead qualificado de Marketing.

Um lead MQL é um contato que já recebeu materiais educativos e que já está ciente do problema que possui. É também um contato que já está entendendo melhor que tipo de solução é a ideal para solucionar o problema que tem. Apesar disso, ainda não está pensando nas opções de marcas que serão escolhidas para solucionar essa dor. 

Ele ainda não está nesse estágio de compras e, por isso, ainda precisa ser trabalhado dentro da estratégia de marketing com materiais que direcionem o interesse e apresentem a solução que a sua empresa oferece.

O que são Leads SQL

SQL é o lead qualificado de vendas ou, Sales Qualified Lead.

É o próximo estágio depois do MQL e é um lead mais próximo do fechamento da compra. Por esse motivo, é um contato que deve ser trabalhado dentro das estratégias comerciais da empresa. Aqui a equipe de vendas entra em ação.

A diferença entre MQL e SQL

O MQL e o SQL são diferentes fases dos leads dentro do funil de vendas e estão relacionadas com a maturidade de compra desse consumidor.

Uma conversão que se torna lead é nutrida e qualificada pela estratégia de marketing até estar pronto para ser repassado para a estratégia de vendas. 

Dito isso, a diferença entre o MQL e o SQL é o nível de qualificação e o SQL é uma evolução do MQL.

Em termos práticos, entender o tipo de qualificação de cada lead é importante para definir a abordagem que será feita, sendo a ideal para o momento em que o lead se encontra dentro da jornada de compras.

A importância da qualificação do lead

Entre os principais benefícios da qualificação de leads podemos citar:

Tempo investido e recursos

A equipe de vendas concentra seus esforços em leads que já estão melhor preparados para fechar um negócio. O tempo e os recursos de vendas são usados em consumidores que já estão mais propensos a comprar e assim o tempo e os recursos de marketing também podem ser melhor alocados para preparar leads que ainda não chegaram nesse estágio.

Maior taxa de conversão do time de vendas

Se o time de vendas está trabalhando com contatos com intuito de compra mais elevado, isso significa também que as taxas de conversão serão otimizadas. Abordando o consumidor em potencial na hora certa, as chances de fechar uma compra ou contratação são muito maiores.

Aproveite e leia também: Aumente suas vendas com Inbound Marketing

Analise e ajuste sempre o processo

A sua estratégia de geração e de qualificação dos leads não pode ser estática, jamais.

Acompanhe a evolução dos seus investimentos através de métricas relevantes e entenda se todas as partes do processo estão funcionando perfeitamente, mapeie hipóteses e faça uma metodologia de teste A/B.

Principalmente no início do trabalho de qualificação de leads é importante fazer ajustes no planejamento inicial, e acompanhar melhorias nos pontos de execução constantemente.

Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário e leia também: Principais tendências de Marketing para 2021

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *